Você conhece a metodologia ESG?

Não é de hoje que o mundo está mudando, principalmente em relação à conscientização sobre os impactos ambientais, sociais e de governança que o setor privado gera na sociedade. Assim, muitos líderes empresariais e organizações vêm buscando entender como aplicar a metodologia ESG – Environmental, Social and Governance; em português: Ambiental, Social e de Governança – em seus processos.

Segundo a PwC, 77% dos investidores institucionais pretendem parar de comprar produtos de empresas que não aplicam ESG. E não é só os investidores que estão de olho nos critérios ESG, os consumidores também estão tendendo a comprar mais de empresas que se preocupam com sustentabilidade, bem-estar social e que tenham um comprometimento ético.

Desta forma, para obter o lucro desejado, as empresas precisam se comprometer e traçar estratégias para alcançar os critérios de ESG. Veja como sua empresa pode fazer isso:

Como surgiu o movimento ESG?

Em 2004, o Pacto Global da ONU lançou o documento Who cares wins (Quem se preocupa vence, em português). Esse documento foi apresentado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan juntamente com o Banco Mundial, e teve a adesão imediata de 50 CEO’s de grandes instituições financeiras.

Em 2006, foi lançado o PRI (Princípio de Investimento Responsável), que hoje tem mais de 3 mil signatários, com ativos que ultrapassam o valor de USD 100 trilhões.

No Brasil, grandes empresas já relacionam os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) com os seus negócios, porém, ainda são poucas que aplicam os métodos do ESG em sua cadeia produtiva e em seus processos internos. 

ESG é a sustentabilidade empresarial, a visão atual do mercado sobre sustentabilidade. Ao aplicá-lo, a empresa se compromete em minimizar impactos negativos, potencializar os impactos positivos e analisar quais prejuízos que já foram causados e como mitigá-los.

Como aplicar estratégias de ESG?

Primeiramente, é preciso conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como: erradicar a pobreza; igualdade de gênero; água potável e saneamento básico; e indústria, inovação e infraestrutura. Confira todos no site da ONU.

Também é preciso saber quais são os princípios do Pacto Global. Confira todos abaixo:

Direitos humanos

Respeitar os direitos é um dos critérios para a aplicação do ESG em uma empresa. É preciso conhecer e respeitar os direitos humanos dentro da empresa, assim como saber toda a cadeia produtiva ligada a empresa também respeita esses direitos. Os pontos dessa categoria são:

  1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
  2. Assegurar a não participação da empresa em violações de direitos humanos.

 

Trabalho

Criar um ambiente de trabalho que respeite todos os funcionários e colaboradores, assim como suas organizações também está no debate central do ESG. Veja quais são os pontos de implementação:

  1. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
  2. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  3. Erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
  4. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de descriminação no emprego.

Meio ambiente

A pauta ambiental é a mais valorizada no Brasil. Cerca de 40% das empresas brasileiras aplicam ativamente medidas sustentáveis em todos os seus processos. O recente boom de notícias sobre casos de desmatamentos, queimadas e diminuição da biodiversidade vem acalorando esse debate sobre essa temática no país.

Práticas como reaproveitamento de resíduos, reciclagem, gestão de recursos naturais, redução de gases poluentes e uso de energias renováveis são alguns exemplos de aplicação do ESG.

Por consequência, os investidores e consumidores buscam mais por empresas que valorizam ações de preservação ambiental. Os ponto do Pacto Global sobre o tema são:

  1. Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
  2. Desenvolver iniciativas práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
  3. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientais responsáveis.

Governança

A integridade das empresas é um assunto muito abordado no âmbito da sociedade, porém poucas empresas aplicam ativamente medidas de governança em seus processos. Essa falta de transparência pode dar indícios de que a empresa não é confiável, ou de que não aplica de maneira ética os princípios já destacados neste texto. Para essa temático, o Pacto Global destaca o seguinte princípio:

  1.  Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.

Estabeleça metas

Para aplicar a metodologia ESG, não basta conhecer os seus princípios, também é preciso definir metas para aumentar a integração da sua empresa com o modelo. Para isso, crie comissões específicas que terão a função de elaborar estratégias e melhorar a implementação dos princípios destacados acima. 

Alguns exemplos de metas:

  • Criar política de contratação e de progressão de carreira que valorize a paridade de gênero em cargos de gerência.
  • Trabalhar na recuperação de todos os recursos utilizados pela empresa, aplicando estratégias de logística reversa
  • Criação de mecanismos internos de compliance e governança que inibam práticas desleais dentro das empresas 
  • Utilização de equipamentos alimentados por energias renováveis
  • Uso de equipamentos seguros que garantam a integridade física de todos os colaboradores.

Tecnoloc comprometida com o ESG

A Tecnoloc está comprometida com as estratégias de ESG, tanto em sua filosofia empresarial quanto no fornecimento de produtos sustentáveis. Confira alguns de nossos produtos que podem ajudar a sua empresa a aplicar a política ESG:

Torre de iluminação autônoma

A Torre de Led Autônoma possui 4 refletores de alta potência com um bom custo e economia. Ela pode ser programada para funcionar em horários determinados, contribuindo com a economia de energia. Também é ideal para o uso em ambientes que oferecem riscos de acesso, pois ela não exige a presença de um funcionário para ligá-la e desligá-la.

Torre de iluminação solar

Que tal levar um brilho verde para o seu empreendimento? A Torre de Iluminação Solar conta com energia solar, limpa e renovável. Além de ecológica, nossa torre traz grande economia pela sua eficiência. O equipamento possui rotação de 340 graus, 3 refletores de led muito potentes e contém 3 placas solares. Ou seja, sem necessidade de gastos com combustível.